sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Jantar Beneficente - APEL


Caros(as) Confrades...

A Associação Piauiense Espírita Langerton Neves da Cunha – APEL, realizará no dia 13/03/2010, na Federação Espírita Piauiense – FEPI, às 19h, um Jantar Beneficente (ingresso R$15,00) com Palestra sobre Fitoterapia e Energia nos Tratamentos Espirituais, com Emerson Palhares (MG).

Mais informações: Elsa (86)8808-9906 e na FEPI (86) 3221-2500.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


O Grupo de Teatro da Federação Espírita Piauiense – FACE está com as matriculas abertas. As aulas iniciam no dia 06 de março às 16 h. O grupo tem como objetivo desenvolver a percepção visual, aumento do volume e do controle da voz, consciência corporal e maior conhecimento da doutrina espírita.

Os interessados devem entrar em contato com Glória ou Eliane na Secretaria da FEPI ou através dos telefones: 3221-2500/3221-3021.

Palestras da semana na FEPI

Confira as palestras da semana na FEPI

Sexta-feira (26/02/2010) - 19h - Drogas e Obsessão
Palestrante: Marcos David
Dirigente: Deuselina Freitas

Domingo (28/02/2010) - 18hs - Kardec - o Codificador
Palestrante: José Lucimar
Dirigente: Antônio Benvindo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tomou posse em Janeiro a nova Diretoria da Federação Espírita Piauiense

Tomou posse em 31/01/2010, em solenidade que contou com a presença de diversos representantes das Casas Espíritas, a Diretoria Executiva da Federação Espírita Piauiense para o triênio 2010/2012.
A maior novidade em relação ao modelo de gestão da FEPI é a existência de três vice-presidentes em vez de um, cada qual assessorando a presidente em uma área específica.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Rosa Maria da Silva Araújo
1º Vice-Presidente: José Lucimar Oliveira
2º Vice-Presidente: Ornálio Bezerra Monteiro
3º Vice-Presidente: Marcos David da Silva Nery
1º Secretário: Raul Sérgio Aragão Ventura
2º Secretário: Ruth Meireles Barros
1º Tesoureiro: Jorge Luis Freitas de Oliveira
2º Tesoureiro: Ana Maria Martins Pereira

Na mesma ocasião, assumiram suas funções os novos diretores departamentais.
Já na quarta-feira (04/02), quem tomou posse foi o Conselho Fiscal da FEPI, eleito em dezembro de 2009.

DIRETORIA DEPARTAMENTAL

Deptº. de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita: Maria da Graça Oliveira.
Deptº. de Atendimento Espiritual: Maria de Jesus Silva
Deptº. de Evangelização da Infância e da Juventude: Cristina Maria de Miranda Borges
Deptº. Mediúnico: Pedro Bispo de Miranda Filho.
Deptº. de Assistência e Promoção Social Espírita: Irene Andrade Rodrigues
Deptº. de Comunicação Social Espírita: Marcos David da Silva Nery

CONSELHO FISCAL

Chrystianne Matos de Paiva
Deuselina de Sousa Freitas
Bernardino Pereira Andrade

Fonte: coluna espírita do 180graus

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

César Rocha realiza palestra sobre dor da morte


O Lar Espírita ‘Casa do Samaritano” realizou no sábado (30) a palestra “Superando a dor da Morte” com César Rocha às 18 h no Teatro da Assembléia Legislativa do Piauí. Durante sua apresentação, César realizou uma análise histórica sobre os principais fatos que marcaram o inicio do Espiritismo pelo mundo. “É através do Livro dos Espíritos que Allan Kardec tira o véu que existia em torno da morte”, disse.
Durante a palestra, ele também diferenciou os conceitos de morte e desencarne. Morrer é a falência dos órgãos do corpo humano, enquanto o desencarne é o desligamento puramente espiritual. “Pode acontecer duas mortes iguais com desencarnes diferentes, o estado moral da alma é principal causa a influir na maior ou menor facilidade de desprendimento”, fala.
Dentro do tema, ele apresenta diversos aspectos como a pluralidade de mundos habitados, ou seja, há vida em todos os lugares, não apenas na terra, que é considerado um mundo de provas e expiações; a morte de crianças que pode ser um complemento de uma existência anteriormente interrompida, antes do momento que deveria terminar, ou uma reencarnação para gerar um choque de despertamento nos pais.
Por que acontecem as mortes coletivas? César mostra na sua apresentação que este tipo de acontecimento ocorre porque grupos de espíritos em débito se associam ainda na espiritualidade, antes do renascimento. “Todos morrem da mesma morte, mas nem todos desencarnam da mesma forma”, analisa. Os desastres, continua o palestrante, como o do Haiti, e tantos outros são considerados como progressos sociais.
No final da palestra, houve a exibição de dois depoimentos, um da atriz Nair Bello que conta a perda do seu filho num acidente de carro e o recebimento de uma psicografia através do médium Chico Xavier e uma senhora portadora de necessidades especiais que conta sua trajetória de vida, perda do seu marido e de três filhos.
Após a palestra aconteceu a leitura de psicografias recebidas por João Braga.